Dicas

TIPOS DE CONSULTORIA

Início: 29/01/2015

A consultoria organizacional é o ramo profissional que identifica e propõe soluções dentro de empresas e instituições. Ela tem como finalidade entender a necessidade das organizações, diagnosticar os principais problemas e falhas e, principalmente, PROPOR E IMPLANTAR ações que gerem melhorias, alta performance, aumento de produtividade e a conquista de grandes e efetivos resultados.

Ela nada mais é do que um “aconselhamento”, um apoio a empresários, gestores e líderes na formulação de estratégias e tomada de decisões que sejam positivas e lucrativas para as corporações como um todo.

A consultoria é realizada por meio da ação de um profissional conhecido como consultor organizacional, que pode ser um colaborador de uma empresa ou o profissional que presta serviços para diferentes organizações e instituições.

TIPOS DE CONSULTORIA ORGANIZACIONAL:
As consultorias organizacionais são divididas em duas categorias principais: consultoria interna e a consultoria externa.

Consultoria Externa
A consultoria externa está relacionada à atuação do consultor empresarial, um profissional autônomo que apoia, ajuda e assessora uma determinada empresa na busca por mudanças, a fim de melhorá-la por meio de suas capacidades e aumentar seus resultados e lucros.

Consultoria Interna
A consultoria interna, por sua vez, é realizada por um consultor que trabalha ativamente dentro da organização e está inserido em sua cultura e valores organizacionais.
Por estar presente diariamente dentro da empresa, é um profissional que conhece a fundo todas as demandas, processos internos e funcionários atuantes de cada departamento. Assim, ele está apto a propor soluções e ideias que cooperem e colaborem com uma melhor atuação empresarial no mercado.

Geralmente, as consultorias organizacionais passam por diferentes etapas. São elas:

Contrato
Nesta fase, o consultor conhece e faz o contrato inicial com seu cliente — a empresa em questão — e começa uma pesquisa sobre os problemas organizacionais e principais anseios e expectativas de seu cliente. A partir disso, consegue estabelecer prazos, metas e valores referentes à sua prestação de serviço.

Diagnóstico da situação real
Nesta fase, o consultor consegue levantar dados fundamentais sobre a empresa, seus principais problemas e aspectos que precisam ser melhorados. Ele também estabelece os métodos e ferramentas que serão abordados e utilizados durante o processo.

Feedback
Nesta fase, o consultor consegue fazer um diagnóstico preciso sobre a atual situação da empresa a partir dos dados analisados na fase anterior.

Implantação de recursos
É nesta etapa da consultoria que são colocadas em prática todas as decisões e ações traçadas e planejadas na fase do feedback.

Encerramento do processo
Nesta última fase, faz-se uma avaliação de como foi o processo, se ele deve ser ampliado a outras áreas da empresa, aliado a novas informações ou dados, ou encerrado — se os resultados almejados forem realmente concretizados.

Entre os diferentes tipos de consultoria disponíveis e aplicados dentro do contexto organizacional, estão as consultorias jurídicas, empresarias, econômicas, DE PESSOAS e a consultoria em Coaching.

E agora que você já conhece os tipos de consultoria e o papel da consultoria nas empresas, já pode escolher o serviço que melhor lhe auxilia!!